top of page

INVOCAÇÃO DO MAL 2 (The Conjuring 2, 2016)

Emoção é a palavra.

 

Como podemos considerar um filme atual no hall dos clássicos, primeiramente precisamos analisá-lo tecnicamente, pois no nível técnico que chegamos hoje em dia é impossível admitir menos que a perfeição, em seguida dessecá-lo filmicamente, uma análise fílmica vai muito além de uma observação critica, ela permite entender o objeto artístico da obra e por fim o impacto cultural impresso na sociedade, pois uma coisa é certa um clássico é um filme atemporal.

É assim que vejo a linha de trabalho do jovem diretor James Wan, que trata todos os seus filmes, independente do gênero, do nicho proposto, comercial, blockbusters ou "minoritário", sempre vejo qualidade técnica e artística, qual seja o projeto, ele sempre consegue imprimir o seu estilo, tentando fazer um filme bom para o resto da sua existência.

Então, pensando dessa maneira, o fator experiência vai contribuir sempre com os filmes que vêm dessa fonte.  Invocação do mal 2, no aspecto narrativo supera o seu antecessor, pois é de uma sensibilidade tocante, a fórmula que ele encontrou para conquistar e fidelizar o público em mais uma de tantas histórias baseada em fatos, misturando material documental (recriação perfeita) com a “ficção” funcionam perfeitamente, depois disso a quantidade de sustos e tensão oferecida para ao expectador é um prato cheio, porém a sensibilidade encontra por Wan vai além da opção narrativa, a maturidade e segurança na direção do elenco é impressionante, nós levando aos picos mais altos de emoção (o que é Warren com o violão).

O terror, de tema possessão, não nos mostra nada de novo, assim como seu antecessor, ambos são aulas de direção e de conhecimento no gênero, não cometendo nenhum erro infantil (muito visto em exemplares do gênero). O jovem diretor encontrou o tom certo para contar essas histórias assustadoras de forma emocionante. Sem dúvida, James Wan está na briga pelo topo da lista dos melhores diretores do cinema de terror de todos os tempos.

E sendo assim. Invocação do mal e sua sequência já estão no Hall dos clássicos do cinema de terror, e com muita justiça, com o passar do tempo, vão ganhar mais prestígio e devoção.    

 

**** (8,5)

Publicado no dia 28 Junho de 2016.

bottom of page