top of page

Assassinos da Lua das Flores (Killers Of The Flowers Moon, 2023)

Cinema sendo cinema.
 
O cinema tem milhares de ensinamentos assim como os bons livros e outras diversas expressões artísticas , porém todas necessitam de uma interpretação genuína  ou de um  bom  professor para mostrar o caminho autêntico, o mentor aqui é o GÊNIO Martin Scorsese que entrega:  uma das maiores obras do cinema contemporâneo . 
O exemplar conta de forma magnifica a trajetória do povo Osage no território de Oklahoma,   e o súbito enriquecimento dos nativos americanos devido ao petróleo. Scorsese aplica toda a sua experiência, e da uma verdadeira aula  no domínio narrativo,  edição , elenco , roteiro, fotografia , trilha sonora , alegorias, todos  esses artifícios muito bem explorados, transcendendo o excelente, tudo isso  para conduzir o espectador por mais de 3 horas de pura obra de arte.
Dicaprio está impressionante , porém é de uma maldade tremenda, destacar apenas uma figura nessa concentração esplêndida de personagens e atuações , todos funcionam de forma solidada  na historia, nós levando para os demais diversos níveis de  emoção.
As alternativas e alegorias encontradas por  Scorsese para contar a jornada de forma naturalista,  são de uma genialidade impressionante , desde uma transição de cena utilizando uma lamparina até o fechar de uma porta, todas de deixar o queixo caído, o ritmo do filme de uma sensibilidade impar , se mostrando assertiva a duração do longa.
Sem sombra de duvidas estamos diante de um exemplar único , um daqueles filmes repleto de acertos e mensagens poderosas, que vão além de comover o espectador, uma obra que transforma a perspectiva do cinema. 
Assassinos da lua da flores é o típico filme que será objeto de estudo em sala de aulas (para os novos cineasta do planeta), pois ele executa de forma brilhante a narrativa cinematográfica, não só ajudando ou orientando a interpretação para observador, porém sendo cinema na forma mais pura e linda.
 
 

(9,2) *****
 
Publicado no dia 04 de janeiro de 2024

bottom of page