Longlegs - Vínculo mortal (Longlegs, 2024).


Um filme realmente perturbador.
Existem várias sensações a serem experimentadas em uma sala de cinema (ou no sofá de casa), quando se está diante de assistir a filmes, o mais comentado e cultuado exemplar de terror nos últimos meses, Longlegs Vínculo Mortal, te proporciona acima de tudo perturbação.
Vínculo Mortal (infame subtítulo nacional) é um thriller policial repleto de aspectos de terror psicológico, no maior e melhor estilo David Lynch, dirigido por Osgood Perkins (filho do famoso Anthony Perkins - Norman Bates de Psicose). Oz Perkins consegue criar uma atmosfera sublime, um clima de tensão e mistério, lembrando os aclamados "Estrada perdida 1997 e Império dos Sonhos 2006", essa atmosfera inquietante com narrativa envolvente, cenários isolados e uma paisagem desoladora são utilizadas para aumentar de forma constante a tensão do espectador.
A trama segue a agente do FBI Lee Harker, interpretada por Maika Monroe, que está em busca de um assassino em série conhecido como Longlegs, o exemplar se passa nos anos 90 e utiliza a transição entre passado e presente para intensificar a sensação de paranoia e mistério. Nicolas Cage, no papel do psicopata, remete ao espectador às mais perversas perturbações já vistas no cinema (espetacular e misterioso o personagem).
Perkins conta com um trabalho de arte cuidadosamente severo, para potencializar o desconforto e a curiosidade do público, com poucos cortes e movimentos de câmera que aumentam a sensação de estar sendo observado (repleto de mensagens subliminares), o filme captura o espectador de forma certeira.
Embora vendido como um filme policial (terror/suspense), Longlegs se revela mais como um terror psicológico (pouco convencional) , com uma narrativa "lenta" que envolve do início ao fim os espectadores mais criteriosos, a tensão (muito citada acima) e o medo estão presentes, mas são substituídos por um desconforto crescente na curiosidade mórbida sobre o desfecho da trama, no caso o terceiro ato que considero franco e preguiçoso, porém isso ainda deixa o filme muito acima da média.
Em resumo, Longlegs é uma obra envolvente e bem executada, ideal para todos que apreciam um bom filme, para aqueles que desejam experimentar sensações não tão boas, aqueles que querem testar os extremos, saírem da sala de cinema ou ficar grudados na poltrona. Sem dúvidas, não vai atender às expectativas de quem busca um terror ou suspense tradicional.
(7,5) ****
Publicado no dia 13 de setembro de 2024.