The First Slam Dunk (The First Slam Dunk , 2022).


Uma das melhores experiências que tive.
Sempre podemos conhecer e experimentar algo diferente no mundo do cinema, às vezes essas observações não se tratam de algo recente, mas sim de um clássico de outro continente, com mais de 30 anos. Foi assim que conheci Slam Dunk e cheguei até a obra de arte "The Frist".
"Slam Dunk" é uma série de mangá e anime muito popular no Japão que foi criada por Takehiko Inoue e se tornou um ícone da cultura pop. Embora a série animada original tenha sido lançada nos anos 90, chegou há pouco tempo no Brasil (catalogo da NETFLIX). Em 2022, houve um grande retorno da franquia com o lançamento de um filme intitulado " The First Slam Dunk". O filme é uma adaptação que traz uma nova perspectiva e animação moderna, atraindo tanto fãs antigos quanto novos.
Em "The First Slam Dunk", a história se concentra na equipe de basquete da escola Shohoku e nas experiências de seus membros. Aqui, a abordagem é no ponto de vista de Ryota, e a jornada é para superar desafios no campeonato nacional.
O exemplar mantém a essência do mangá e do anime, apresentando jogos emocionantes, desenvolvimento de personagens e as lições sobre amizade e perseverança, o filme só se faz por completa para quem assistiu o anime, órfãs do encerramento repentino.
Com aplicação de uma tecnologia inovadora (que por sinal o restringiu a categoria de animação no Oscar), uma mistura de desenho refinado 2D com movimentação gráfica impecável em GCI.
Emocionante, belíssimo é um desenho impar (tecnicamente deslumbrante) , o roteiro muito bem desenvolvido na construção e os desfechos de seu protagonista, Ryota Miyagi, que por sinal até o presente momento não tinha sido revelada sua trajetória, e acima de tudo é arrebatador para os espectadores que esperavam por um desfecho na série animada dos anos 90.
Sem sombra de dúvidas, Slam Dunk é algo empolgante e fascinante, repleto de adições e reflexões à sua vida, é algo definitivo na transposição do esporte para a telona, a novidade não se trata somente de algo recém-lançado, mas sim de algo recém-descoberta, estou maravilhado por The First e empolgado por existirem vários produtos de arte a serem garimpados pelo mundo e experimentadas.
(8,2) ****
Publicado no dia 14 de novembro de 2024.