top of page
It A Coisa (IT Chapter One , 2017)


Assim se faz uma adaptação.
Pelas barbas do Freddy Krueger, agora os "antigões" param de falar mal de remakes (mesmo antes de assisti-los), obrigado Warner, obrigado Andy Muschietti, obrigada Netflix (por mostrar o tom e o caminho em Stranger Things). IT me proporcionou uma sensação inimaginável, minha ida ao cinema foi além de ver um filme bom, fez eu entrar no DeLorean (máquina do tempo do De volta para o futuro), me transportando para os anos 90, onde fazíamos maratonas intermináveis de filmes de terror, eu, meu irmão e amigos, um sentimento muito gratificante.
A adaptação do livro de King para TV. , IT - a obra-prima do Medo 1990 (assisti em uma dessas maratonas), já pelo subtítulo mostrava o potencial, mas infelizmente o filme é de mediano para ruim (porém há muitos que amam, aqueles mesmos que criticam qualquer remake) , porem agora 2017, trinta e um anos do lançamento do livro que deu origem aos filmes, o palhaço ganha um produto áudio visual fantástico, como uma caracterização formidável, Pennywise assusta com o seu olhar e sua fala mansa, brilhante, brilhante está todo o elenco.
Um filme tentador, assim como aquele sonho que você não quer mais acordar e quando desperta, quer retornar, isso no caso de um filme de terror, de uma qualidade realmente cativante, pois não querer sair de um pesadelo, só mesmo os amantes do gênero, o clima é aquele mais íntimo é perturbador de um pesadelo, sofrendo e se assustando com o trauma de cada personagem, mas o espectador é o Freddy Krueger dessa fez. Uma atmosfera muito bem construída (trabalho de arte e direção), podemos até acreditar que foi filmado no fim dos anos 80 (década de onde saíram grandes obras do terror).
Um daqueles filmes ímpares que será lembrado sempre, meus caros leitores, temos um novo clássico no gênero, mais uma adaptação no nível de qualidade dos livros do gênio Stephen King.
Krueger sempre foi o mestre em dominar os pesadelos, mas Andy Muschietti conseguiu superá-lo , pois fez o espectador desejar que nunca acabe o horror de IT - A Coisa.
****1/2 (9,0)
Publicado no dia 12 maio de 2021.
bottom of page